quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Olimpiadas:Capitã da seleção de hóquei britanica quebra a mandibula



 


"A britânica Kate Walsh, capitã da seleção de hóquei sobre a grama do país-sede das Olimpíadas de 2012, vai continuar na competição, apesar da fratura na mandíbula que ela sofreu na vitória sobre o Japão por 4 a 0, neste domingo. A Federação Britânica de Hóquei anunciou nesta segunda-feira que a jogadora foi submetida a uma cirurgia para estabilizar a fratura, mas não precisará abandonar os Jogos. O torneio de hóquei feminino acaba na próxima segunda-feira."

Quem achou ela maluca corajosa, de voltar para o batente tão rápido, levanta a mão!

Se você achou que não, entenda mais sobre as fraturas de mandíbula:

A mandíbula é o único osso móvel da face e participa de funções básicas como mastigação, fonação e deglutição, além de participar da manutenção da oclusão dentária ocupando juntamente com a maxila a maior porção óssea do esqueleto facial .
Devido a sua topografia, anatomia e projeção no terço inferior da face, é freqüentemente atingida por traumas podendo resultar em fraturas, principalmente em acidentes de trânsito, agressões, quedas ou acidentes esportivos.
As fraturas mandibulares podem levar à deformidades, sejam por deslocamentos ou perdas ósseas não-restauradas, com alterações de oclusão dentária ou da articulação temporomandibular (ATM). Quando não identificadas ou tratadas adequadamente, estas lesões podem levar à seqüelas graves, tanto estéticas como funcionais.


As fraturas de mandíbula podem ser classificadas em algumas categorias, tais como: anatômica (condilares, de ângulo, sinfisária, alveolar, de ramo, de processo coronóide e de corpo mandibular), por tipos (“galho verde”, simples, cominutivas e compostas), favoráveis ou desfavoráveis, diretas ou indiretas, parciais e completas, abertas e fechadas, anteriores e posteriores.
O tratamento das fraturas mandibulares requer o uso de algumas técnicas dentre as quais vale salientar a fixação intermaxilar (FIM) (usada com as técnicas do arco metálico, de osteossíntese do tipo Ivy e fio de aço com laçada contínua) e a fixação interna estável. Esta por sua vez, é bastante utilizada devido ao conforto proporcionado ao paciente, sendo aplicada com o uso de placas, miniplacas e parafusos.
Geralmente o controle de um paciente com fratura mandibular dura em torno de 6 meses! Só pra constar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário